Terça, 07 de abril de 2020
75 9 9273 - 6577
Esplanada e região

17/03/2020 ás 19h34 - atualizada em 23/03/2020 ás 14h29

1.468

Redação Enews

Esplanada / BA

Prefeitura publica decreto com medidas para prevenir chegada de Pandemia em Esplanada
As medidas incluem declaração de emergência em saúde pública em um período de noventa dias
Prefeitura publica decreto com medidas para prevenir chegada de Pandemia em Esplanada

A Prefeitura de Esplanada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, determinou medidas de prevenção à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) com o objetivo de evitar a disseminação da doença na cidade. Por meio do Decreto Nº 019 de 17 de março de 2020, as recomendações foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (17/03).


As medidas incluem declaração de emergência em saúde pública em um período de noventa dias, suspensão de eventos para 50 pessoas ou mais pelo prazo de quinze dias, disponibilização de água e sabão ou álcool gel a 70% por parte dos estabelecimentos comerciais que prestam serviços a população, determinação do aumento da frequência de limpeza com produtos saneantes dos banheiros, corrimãos, portas, maçanetas e móveis dos ambientes,  suspensão das atividades educacionais nas unidades de ensino (públicas e privadas) pelo período de quinze dias, informar imediatamente a VIEP quaisquer casos com sintomas de COVID-19 afastamento do servidor público municipal que apresentar síndrome gripal ou sintoma suspeito mediante a apresentação do atestado, suspensão das férias dos funcionários públicos lotados na Secretaria Municipal de Saúde pelo período de sessenta dias, entre outras determinações em conformidade com orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo do Estado da Bahia.


A Secretaria Municipal de Saúde de Esplanada será responsável pela criação do Comitê Intersetorial de Controle do COVID-19 e elaboração do Plano de Contingência para Enfrentamento do COVID-19.


A iniciativa leva em consideração a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde, de 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus e as recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde em 13 de março de 2020.


“O decreto informa que as medidas “visam a proteção da coletividade e deverão garantir o pleno respeito à integridade e à dignidade das pessoas, famílias e comunidade.”, afirmou o prefeito Francisco da Cruz.


“Fica declarada emergência em saúde pública no município de Esplanda, decorrente da pandemia de coronavírus (COVID-19), tendo em vista a necessidade de empregar com urgência algumas medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcus Torres.

FONTE: Ascom PME

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados