Literatur homenageia poeta e compositor esplanadense, Capinan

Evento gratuito acontece de 26 a 28 de maio no Museu de Arte Moderna

Literatur homenageia poeta e compositor esplanadense, Capinan
Foto: Jamile Coelho

A primeira edição do Literatur- Circuito Literário da Bahia, acontece de 26 a 28 de maio no Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador, com programação começando às 17h na quinta e sexta feira e as 9h30 no sábado, o acesso é gratuito. A estreia do circuito no MAM homenageia o poeta, compositor e músico, José Carlos Capinan.

 

Nascido em Esplanada/Entre Rios (BA), Capinan completou 81 anos no posto de um dos letristas mais combatentes da música popular produzida no Brasil a partir da década de 1960. Imortal da Academia de Letras da Bahia, destacou-se como ativista do movimento negro. Dirige o Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira – MUNCAB, no Centro Histórico de Salvador desde sua inauguração em 2011. Autor de Ponteio, Soy loco por ti, América, Gotham City, Movimento dos barcos e Papel maché, entre outros clássicos da MPB, iniciou sua vida Universitária no ano de 1960, matriculando-se no curso de direito da UFBA. Em 1963, escreveu a peça Bumba Meu Boi, musicada por Tom Zé e em 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou o curso de Medicina e as parcerias que marcaram a história da MPB.

 

Seu primeiro e mais expressivo livro de poemas foi Inquisitorial, de 1966, com capa em xilogravura de Calazans Neto. Foi considerado, juntamente com Torquato Neto, um dos mais importantes compositores da Tropicália. Produziu shows de Gal Costa, Macalé e Luiz Gonzaga. Seus poemas foram musicados e suas canções interpretadas por grandes amigos e admiradores da sua arte, entre eles Tom Zé, João Bosco, Elis Regina, Zizi Possi Nara Leão, Caetano Veloso, Edu Lobo, Fagner, Francis Hime, Geraldo Azevedo, Gereba, Amelinha, Gilberto Gil, Macalé, Moraes Moreira, Paulinho da Viola, Robertinho do Recife, Maria Bethânia, Mirabô Dantas, Jair Rodrigues, Terezinha de Jesus e Roberto Mendes.

 

Promovido pela Mais Ações Integradas e com o apoio do Governo do Estado por meio da Bahiatursa, o evento conta apresentações musicais, recitais, lançamento de livros, contação de histórias e mesas de conversas sobre diferentes temas ligados a proposta da Literatur.

Nomes como Mariana Guimarães, Malu Fontes, Cássia Vale, Hugo Canuto, Ramon Cruz, Aldri Anunciação e Luana Souza falam sobre suas experiencias literárias nas mesas que acontecem nos três dias. Na grade shows de Alexandre Leão, Pedro Pondé e Paroano Sai Milhó