Cardeal da Silva: Prefeitura calcula perda de 88% em repasses de royalties da Petrobras

Cardeal da Silva: Prefeitura calcula perda de 88% em repasses de royalties da Petrobras
Imagem: Reprodução

A prefeitura de Cardeal da Silva, no Agreste baiano, calcula uma perda de 88% em repasses de royalties – direitos de exploração devidos – da Petrobras. A situação ocorre após paralisação das atividades de petróleo e gás anunciada pela empresa nos campos da Bahia. Em novembro, o Município informou que recebeu R$ 850 mil. Já em dezembro, o valor repassado caiu para R$ 97 mil.

 

A previsão, acrescenta a prefeitura, é que o recurso sofra mais cortes nos próximos meses. Uma ação movida pela prefeitura da cidade contra a estatal está em tramitação na Justiça. Foi anunciado que a petroleira vai suspender as atividades por seis meses, o que afeta a economia local, podendo causar o desemprego mais de quatro mil trabalhadores diretos e indiretos.

 

O município baiano abriga o campo de Bálsamo, que integra parte do polo petroleiro do estado.  “São vidas que dependem da continuação dos serviços. Queremos explicações plausíveis para esse movimento retrógrado, que inclusive, foi contestado por técnicos da Petrobras, em outras palavras, há sim possibilidade e que não está sendo levada em consideração, de ter os campos em funcionamento mesmo com as requalificações em curso”, disse prefeito de Cardeal da Silva, Branco Sales (PP).

 

Principal pagadora de royalties e participações especiais aos cofres públicos brasileiros, a Petrobras tem aumentado nos últimos cinco anos as cifras. Em 2021, o repasse foi 285% maior do que o pago em 2016, segundo relatórios da estatal.