A linguagem corporal e a traição nos relacionamentos – Por Uemerson Florencio

A linguagem corporal e a traição nos relacionamentos – Por Uemerson Florencio

Quando se trai a si mesmo, entrega ao outro o que se tem, ou seja, cada um dá o que tem.” A traição está para a rejeição, como o desprezo está para a indiferença. Todo mundo tem um preço, só muda, o tipo de moeda e a circunstância. O que significa ter um preço?

Simples assim, alguns se vendem por uma quantia financeira, uma bebida, um elogio, uma comida, o corpo, entre outros. Mas existem aquelas pessoas que, ainda não que tenha nenhuma oferta, elas estão disponíveis exclusivamente para viver o prazer pessoal. Essas, podem ser ainda mais perigosas, afinal, já estão entregues, só estão aguardando a oportunidade, pois vivem na espreita.

E, no caso das vítimas da traição, o impacto é grande sobre a linguagem corporal, mesmo porque, com o emocional abalado, o estado de choque pós traumático pode se estender por longos períodos. A traição ou decepção gera sempre uma grande ruptura, não importa a origem, se for nos relacionamentos amorosos, na família ou entre amigos. Será sempre uma quebra de confiança. Como o seu corpo reage diante da pessoa traidora?

Com todo respeito a dor de quem já viveu esta realidade, se for traição motivada pela busca de sexo, pura e simplesmente, a pessoa traidora, trocou uma por outra, externalizando o pior do seu caráter e da promiscuidade, descendo ao menor nível de si mesma. Nesta situação, houve uma troca, uma rejeição a pessoa da situação. Quem quer se sentir no ambiente da rejeição?

Só você sabe o que já viveu em seus relacionamentos, mas quando a pessoa traidora mesmo diante dos fatos ela insiste em desacreditar a vítima de variadas formas, só mostra o nível de mal caratismo. Mas atente-se, se a pessoa foi embora após a decepção, não chore, respire, pois você passou por um grande livramento.

Acredite, você poderia viver cenários bem piores. Sim, dói, mas é preciso seguir em frente, ou você será um baú de guarda da dor, quem sustenta a dor é refém dela. E a sua linguagem corporal segue com a comunicação transmitida a partir da cabeça baixa, voz sem identidade e perda do brilho no sorriso.

Sendo bem direto, quem mais lhe conhece é quem mais lhe ataca. A vítima abriu o coração para outra pessoa que não era digna de tal entrega. Mas é preciso superar este momento, muitas dão muitas brechas para os seus traidores, chora diante deles demonstrando que ainda sofre, outras perdem peso, sai do trabalho, mudam de cidade e a dor permanece dentro de si mesmas. É nesse momento que lhe recomendo buscar profissionais da psicologia para terapias e outros acompanhamentos. Restaure a voz, afinal quem tem voz tem vez!

A pessoa traída tem vergonha de si mesma por acreditar que as pessoas em sua volta estão lhe julgando ou dispostas a aumentar a sua dor e ainda aparecem pessoas dizendo: “Viu que eu lhe disse!”, “Eu lhe avisei, mas você não me escutou”, entre outras expressões. Mas é importante superar todas as formas de desafios, se você viveu ou ainda vive essas dores, faça também estas reflexões:

- O que estou ganhando em guardar raiva ou desejo de vingança para quem me traiu?

- Por que estou tão interessada em mostrar os meus resultados para as pessoas que me traíram?

- O que estas pessoas representam hoje para você? Não seriam apenas memórias traumáticas e peso mentais que travam as suas nova conquistas?

- Quantas veze você parou em frente ao espelho e se elogiou verdadeiramente? Ou você depois destes eventos infelizes passou a desacreditar em si mesmo se dando mais da mesma dor? O que lhe rende com isso?

Respire e siga em paz, não importa se estas pessoas ainda fazem parte da sua rotina de vida: Erga a sua cabeça e olhe como o sol brilha para ti; Respire e pise no chão com mais firmeza de propósito de quem está certa do que se quer; Restauro a força da sua voz, repito, quem tem voz, tem vez. E aí, vai deixar passar a vez de viver o dia de hoje como presente Divino que você tem a posse?

Desejo a você mudanças profundas e não venho aqui esgotar este assunto, mas estimular a reflexão sobre o mesmo. O que você quer mais mudar em você hoje? Não importa o que seja, você pode mudar, a começar pela sua forma de pensar. Já é um bom começo!

* Uemerson Florêncio – Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.