Serviço de Atendimento Móvel de urgência completa 5 anos de atuação em Esplanada Serviço de Atendimento Móvel de urgência completa 5 anos de atuação em Esplanada
saúde
Serviço de Atendimento Móvel de urgência completa 5 anos de atuação em Esplanada
Conteúdo publicado em 15/06/17
O Serviço Móvel de Urgência, Samu, está completando 5 anos de existência em Esplanada.
Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), é acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial nº º 5.055, de 27 de abril de 2004. Caracterizam-se por prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes, nas cenas em que esses agravos ocorrem, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde .

"Ao longo desses anos muitos serviços foram prestados ao nosso Município e toda Região. Muita Adrenalina e Vontade de ajudar ao próximo é a nossa motivação e combustível para prosseguir a nossa missão. Aproveito essa Data Especial para agradecer ao nosso bom Deus por nós confiar essa missão e pedir a ele a proteção necessária a cada socorrista e a cada samuseiro. Parabéns aos Colegas que estão no Serviço e aos colegas que já tiveram o prazer de vivenciar essa magnífica experiência.''. Disse Alan Pimenta ex-funcionário do órgão.

O SAMU 192 não se caracteriza apenas por um Serviços de Atendimento Pré Hospitalar Móvel mas por ser um Serviços complexo onde uma Central de Regulação de Urgência e Emergência composta por médicos reguladores atendem toda a demanda do Sistema telefônico 192 e definem uma hipótese diagnóstica e a complexidade assim como a prioridade do atendimento podendo ser fornecido apenas uma Orientação Médica ou se necessário um recurso mais complexo , liberam as diferentes viaturas - Suporte Básico ou Suporte Avançado .

Após o atendimento do paciente também será definido o destino do paciente podendo ser uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA ou um Hospital Terciário, no caso de Esplanada a Santa Casa de Misericórdia. Assim, esse serviço de atendimento móvel foi criado para organizar os diferentes níveis de situações de saúde, encaminhando os quadros de menor complexidade ou fase diagnóstica ou ainda para uma situação de estabilização clínica ( UPAS ) e os quadros de maior complexidade que necessitam de especialidades ( politraumatizados , Infartos , Trauma de cracíneos , Acidentes Vasculares Encefálicos, Abdome Agudo ) .

É importante ressaltar que, antes da existência do SAMU 192, muitos pacientes morriam nas residências, nos acidentes de transito, em vários locais sem a existência do atendimento pré hospitalar mas posterior essa criação, a maioria destes pacientes começaram a ter um acesso mais fácil, pois basta uma pessoa ligar para o telefone 192 e estando dentro dos critérios estabelecidos de urgência e emergência, serão atendidos em suas residências ou vias públicas, e sendo posteriormente levados aos serviços de melhor atendimento para a sua necessidade e complexidade.

Assim antes da criação do SAMU, os Serviços de Urgência, principalmente os Serviços Terciários estavam frequentemente lotados com todos os quadros de saúde possíveis em uma mesma unidade, num mesmo pronto socorro, causando uma superlotação desorganizada evoluindo então para serviços mais organizados quanto ao perfil da doença e do doente entretanto a superlotação continua progressivamente aumentando.

Com a modificação do perfil epidemiológico da morbi-mortalidade devido ao crescimento das causas externas, esses atendimentos ganham maior relevância, causando forte impacto ao setor saúde e sua resposta a tal demanda é fundamental para minimizar as sequelas decorrentes desse quadro.

"Eu agradeço. Muito obrigada. Pelas às vezes que vocês salvaram minha vida". Disse uma usuária.

"Parabéns! Que Deus continue conduzindo estes grandes profissionais , nessa missão tão bela e gratificante. Que o Espírito Santo os guie sempre". Disse outra.

Relembre alguns momentos dos serviços prestados em Esplanada e região




Imagens: Reprodução e Esplanada News - Informações: Wikipédia - Colaborou: Alan Pimenta
Por Eliel Ramos

Esplanada News Sempre Informando!

ESTAMOS PREPARANDO UM NOVO PORTAL PARA VOCÊ. AGUARDE!


Rede News Online 2011 - 2017 © Todos os direitos reservados - Total de Visitas: 1538211 - Online Agora: 30