Pelo terceiro ano consecutivo membros de quadrilha Junina de Esplanada são ameaçados em pedágios Pelo terceiro ano consecutivo membros de quadrilha Junina de Esplanada são ameaçados em pedágios
cultura
Pelo terceiro ano consecutivo membros de quadrilha Junina de Esplanada são ameaçados em pedágios
Conteúdo publicado em 11/05/17
O fato se repetiu na manhã desta quinta-feira (11), em um dos pedágios da Quadrilha Junina Estrela de Fogo na BR 101.

De acordo os integrantes que por medo preferiram não se identificar, pelo terceiro ano consecutivo essa ação vem se repetindo.
Em 2015 aconteceu pela primeira vez, quando ao pedir uma contribuição para adquirir os materiais da quadrilha um caminhoneiro apontou uma arma de fogo e mandou os jovens se retirarem.

Em 2016 o entrave foi com as polícias, pois os quadrilheiros estavam utilizando cordas e cones em Rodovia Federal o que segundo as autoridades é proibido, pois os cones caracterizam blitzs e a corda estaria impedindo o direito de ir e vir dos motoristas.
Na época um dos jovens tentou conversar com os policiais militares informando que a Polícia Rodoviária Federal já tinha passado pelo local e nada tinha informado, após o comentário o jovem recebeu um tapa no rosto, não prestou queixa e nem o policial foi identificado.

Com medo os jovens e adultos transferiram o pedágio para o viaduto, desta vez em vias municipais, onde uma das jovens ao pedir ao um motorista teve uma arma apontada ao seu rosto.
Por conta do movimento e buscando evitar acidentes a Guarda solicitou também a remoção do material usado e os pedágios começaram a acontecer com trajes típicos e placas.

Em 2017 as cordas e os cones foram retirados e os quadrilheiros que não tem condições de arcar com os materiais necessários para dançar, voltaram a BR 101.
Nesta quarta-feira (10), os pedidos começaram pela manhã e só terminaram pela tarde, o fato mais uma vez chamou atenção e foi tema de entrevista Ao Vivo na Brisamar Fm.

Nesta quinta-feira (11), pela terceira vez, um carro de passeio que seguia sentido Aracaju com dois indivíduos armados, apontaram dois revolveres aos quadrilheiros, que saíram da pista e ficaram em estado de choque. Segundo os quadrilheiros após alguns minutos uma viatura passou pelo local, foi informada do ocorrido, porém não seguiram em diligência.

"É muita humilhação, todo ano é isso, temos quase dez anos representando a cidade e não temos o apoio necessário para não precisarmos mais fazer isso. Amamos a cultura junina, mas isso entristece a gente e a cada ano muitos saem e outros as mães não deixam participar por conta disso. Nos últimos anos recebemos apoio financeiro e de transporte, mas nossos concursos começam no inicio de Junho, e sempre a Prefeitura paga próximo ao São João, aí pegamos os recursos e pagamos tudo que ficou fiado, e mesmo assim temos que fazer diversos eventos contando com os amigos e colaboradores. É um ano de preparação, mas quem não entende só quer nos criticar. Somos humilhados, ouvimos piadas e ofensas, mas nas eleições todos nos conhecem e tiram fotos, mas quando precisamos somem e alegam que não os procuramos". Disse um dançarino.

Esse ano a Quadrilha realizou o Primeiro Bingo Beneficente e contou com apoio do comércio local e da Secretaria de Cultura e Turismo. Membros da coordenação já estão com o projeto pronto e estão tentando marcar reunião com os responsáveis para fazer a apresentação do mesmo.
Os jovens realizarão o próximo evento no dia 27/05, com venda de rifa, comidas típicas, apresentação de dança e show ao vivo com atrações locais.

A Estrela de Fogo em Junção com a Saudade Nordestina de Inhambupe irão se apresentar no inicio de Junho no Arraiá do Galinho do SBT e Estadual de Quadrilhas em Salvador, Feira de Santana, São João de Esplanada, Inhambupe, Entre Rios, e no estado de Sergipe.

"O objetivo é crescer a cada ano e alcançar grande pódios no estado, no nordestão da Rede Globo e quem sabe no nacional, mas enquanto não somos levados a sério, tudo isso só serão sonhos". Declarou uma jovem dançarina.

Da redação
Esplanada News - Sempre Informando!

ESTAMOS PREPARANDO UM NOVO PORTAL PARA VOCÊ. AGUARDE!


Rede News Online 2011 - 2017 © Todos os direitos reservados - Total de Visitas: 1538132 - Online Agora: 15