Terça, 21 de Agosto de 2018
Cidade
Com nova presidência Associação Rural volta as atividades no Mulungu em Esplanada
Imagem: @eliel_ramoss
Publicado em 09/08/2018

Mais um encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (09), em uma escola municipal na localidade do Mulungu, zona rural de Esplanada.

A Associação de desenvolvimento comunitário dos pequenos agricultores e produtores rurais de Mulungu voltou a ativa sob a presidência de Walter Barbosa que em gestões passadas já esteve a frente a organização.

A reunião contou com prestadores de serviços do Governo do Estado para tratar sobre o Cadastro Ambiental Rural. Reserva legal, cefir e outras demandas dos moradores e membros da agricultura Familiar.

Sobre o Projeto
Na Bahia, o CAR vem sendo implementado desde 2012, sendo denominado Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), conforme previsão da Lei Estadual Nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006. Além de atender aos requisitos preconizados pelo novo código, o CAR nesse estado inclui a solicitação de autorizações referentes ao licenciamento ambiental e à outorga de uso dos recursos hídricos. O objetivo é que o CAR seja o instrumento por meio do qual sejam solicitados e aprovados todos os atos que dependam de autorização do órgão ambiental.

Objetivo do Projeto
Apoiar a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado da Bahia.

Beneficiários
Proprietários ou posseiros de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais de 161 municípios baianos que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, inclusive, se for o caso, os assentamentos e projetos de reforma agrária e as comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território, além do governo do estado e dos demais proprietários ou posseiros de imóveis rurais baianos, por meio das ações de capacitação e aprimoramento de infraestrutura de apoio ao CAR.

Abrangência territorial
Projeto beneficiará diretamente 161 municípios do estado da Bahia, por meio das ações de cadastramento, e indiretamente todo o estado, por meio das ações de capacitação e aprimoramento de infraestrutura para implantação do CAR.

Até o fechamento da matéria foram feitos 350 cadastros em Esplanada de cerca de 3.000 que precisam ser feito o prazo términa em dezembro.

"Um carro de som rodou nas ruas para chamar a população e as comunidades rurais precisam saber e fazer esse cadastro com Urgência.", disse o presidente da Associação.

Os representantes permanecerão durante três dias no Mulungu, sendo sexta (10), sábado (12), e segunda (14), e seguirão para o município do Conde.




Esplanada News - Sempre Informando!

Por: @eliel_ramoss
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2018 © Todos os direitos reservados - 30 usuários online - Páginas visitadas hoje: 14526