Terça, 21 de Agosto de 2018
Direito de resposta
56° CIPM esclarece estatísticas de criminalidade em Esplanada nos últimos 60 dias
Imagem: Reprodução
Publicado em 09/08/2018

Em atenção a matéria publicada no conceituado site, cujo título: “Após afastamento de Tenente índices de criminalidade aumentam e efetivo é reduzido em Esplanada”, o Comando da 56ª CIPM, Major Ivan Paulo, apresenta o direito constitucional de resposta, solicitando a imediata publicação, para evitar os danos à própria imagem bem como da Instituição, além de esclarecer a situação.

Embora reconheça o profissionalismo do Subtenente Gilson Cruz, não há nexo direto entre a saída do referido Policial Militar com os índices de criminalidade muito menos redução do efetivo, senão vejamos:

Comparando-se os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais de Janeiro a Junho de 2018, período de comando do Subtenente Gilson, o qual desempenhou com maestria, dedicação e zelo com a coisa pública, com o mesmo período do ano anterior, percebe-se a improcedência das informações contidas na Matéria:



Fonte: 56ª CIPM/Entre Rios
No mês de janeiro, houve um aumento de 33%; em fevereiro uma redução de 50%; em março não houve variação; abril um aumento considerável, pois em abril de 2017 não houve homicídio no município e em 2018 do mesmo mês existiram quatro; maio, uma redução significativa de 75% e junho um aumento de 50%, totalizando um aumento de 8% dos crimes violentos letais intencionais. Salientando que o Subtenente Gilson foi transferido no dia 07 de junho de 2018.

No segundo semestre percebe-se que não houve alternância no índice, evidenciando que o número dos homicídios se encontra com a mesma variação levando-se em consideração os diversos problemas sociais que contribuem para o aumento da criminalidade.
Em relação à redução de efetivo na sede da OPM, não procede, continuando praticamente o mesmo efetivo, com exceção às substituições necessárias por concessão de férias, dispensas, transferências e inatividade de policiais.

Em função do Convênio firmado entre o Município e a SSP, o Quartel do Povoado de Baixio era cedido pelo município, razão pela qual este comandante não tem condições de informar o motivo pelo qual o município deixou de disponibilizá-lo, mas a área litorânea está sendo atendida com rondas constantes efetuadas pela guarnição de Subaúma ou Porto de Sauípe.

Logo, o compromisso com os municípios que integram à área de atuação da 56ª CIPM/Entre Rios continua o mesmo desde a assunção do Comando. A alternância nos comandos dos Pelotões é uma rotina na Unidade Policial. Na oportunidade agradecemos a todos que Comandaram o Pelotão. Dentre ELES: Tenente Magalhães; Tenente Talles, este com índices satisfatórios que ajudou a Unidade a conquistar o Prêmio de Desempenho Policial; ao Subtenente Gilson e ao atual comandante, Tenente Adauto.

Quartel em Entre Rios, 09 de agosto de 2018.

Ivan Paulo Nascimento da Silva – Maj PM


Esplanada News - Sempre Informando!

Por: Redação
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2018 © Todos os direitos reservados - 24 usuários online - Páginas visitadas hoje: 14373