Terça, 12 de Dezembro de 2017
fique sabendo
Aplicativo disponibilizará título de eleitor no celular
Imagem: Reprodução
Publicado em 02/12/2017

Os cidadãos brasileiros poderão, agora, acompanhar a sua situação eleitoral por meio de um aplicativo.

O E-título foi lançado nesta sexta-feira (1º) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. De acordo com o ministro, a ideia surgiu no Acre, quando o TRE do estado disse que teria que imprimir títulos ʹem massaʹ.

"Só para o próximo ano estávamos estimando gastar algo como R$ 200 milhões, R$ 250 milhões em títulos [de eleitor impressos]”, disse. “Estávamos comprando esses papéis para cinco anos e tínhamos que ter toda uma geração de impressoras. Essa é a economia que essa ideia está nos trazendo.

E de uma maneira inteligente, virtual, que pode ser atualizada já se fala em novos aplicativos que vão ser adquiridos, integrados a este modelo. Aqueles que tiverem feito a biometria terão o título com a foto”, complementou. Conforme o TSE, o aplicativo irá reduzir custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados.

Ainda de acordo com o tribunal, o eleitor terá também os seus dados eleitorais sempre "seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor". Além disso, conforme o TSE, o tempo de atendimento nos cartórios eleitorais será "consideravelmente reduzido".

Os eleitores poderão baixar o aplicativo em celulares com sistema Android e IOS. Quando o cidadão inserir os dados no aplicativo (número do título eleitoral, nome, nomes dos pais e data de nascimento), o E-título será validado e liberado. No aplicativo poderão ser vistas informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o cadastramento biométrico e endereço do local de votação, e um mapa com geolocalização e com um QR Code para a validação na zona eleitoral.

Por: redação
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2017 © Todos os direitos reservados - 10 usuários online - Páginas visitadas hoje: 2136