Terça, 12 de Dezembro de 2017
Política
Vereador usa tribuna da Câmara para expor problemas do município e diz: "Falta de dinheiro não é"
Imagem: Ascom CVME
Publicado em 30/11/2017

O vereador Gilson Lima iniciou a sessão desta segunda-feira (27), apoiando o discurso do vereador Giselio Brito quando usou a tribuna para relatar os descasos da gestão municipal com a região da praia.

O Edil ressaltou como as demandas que são extremamente competência da Prefeitura Municipal de Esplanada tem chegado para que os mesmos possam está resolvendo com dinheiro do próprio subsídio.

''Isso é uma coisa completamente inviável porque nem juntando o subsídio de todos nós vereadores aqui. Nós conseguiríamos vereador André, por exemplo trocar as lâmpadas que tem mais de 7 meses em algumas ruas sem ser trocadas no município de Esplanada''. Disse Gilson.

Educação

O Edil chamou ainda o Secretário de Educação de covarde e disse desconfiar que o Secretário de Governo José Aldemir da Cruz, tem alguma coisa de especial com Idelvan Reis.

''Não é possível um sujeito fazer tantas atrocidades no município de Esplanada e ainda insiste em manter. Quer dizer, é um sentimento que a gente não explica''. Disse Gilson.

''Esse sujeitinho chega a ser sínico, porque o sujeito que manda um ofício para câmara de vereadores com o seguinte teor 'Que a licitação está sendo providenciada e que os diários de classe logo no início de dezembro devem chegar', e o ano que passou seu sínico, seu covarde, você está brincando com os pais, mães e filhos de Esplanada. Até quando? E não vai ter ninguém para botar um freio nesse sujeito. Petulantizinho, arrogante, incapaz, incompetente''. Disparou o vereador em outro trecho.

Merenda Escolar

O vereador ainda criticou a veracidade das imagem e matéria divulgada pela Ascom - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Esplanada referente a distribuição da Merenda Escolar, pois em escolas distintas relatos de alunos e pais nas redes sociais mostram que continuam saindo cedo por falta da merenda.

Saúde

''Saio senhor presidente da Educação e vamos entrar em outro secretário estrela, que chegou aqui no município de Esplanada. Uma forasteira que saiu daí não sei de onde. Não a quais meios ou fins que mandaram ela aqui para Pprefeitura de Esplanada, o que eu sei é que o povo de Esplanada não merece o tratamento que vem recebendo desta senhora. A senhora Daniele, eu não sei se tem me ouvido aqui pelo Facebook, ou se tem ouvido os meus ofícios.

Tentei logo quando ela chegou dá um tempo para ver se ela mostrava o trabalho, mas ela foi mostrando logo o estilo de trabalho dela que é o seguinte: Não atender a população, que ela não conhece ninguém aqui. Que ela aqui veio para cumprir ordem de Aldemir e o senhor Francisco da Cruz, ou seja a mesma coisa de Aldemir, Porque o Francisco da Cruz não tem autonomia nem para sair de casa, quanto mais para manda em nada. E o que o 'Poderoso Chefão' diz ela cumpre a risca.

Se é para distratar o povo ela distrata o povo, se é para ameaçar funcionário ela ameaça funcionário ''. Relatou no uso da tribuna.

Em outro trecho o Líder da oposição na Câmara relatou sobre os pagamentos atrasados ''Ela disse que os pagamentos que estão atrasado aí, disse que vai ter um cronograma de pagamento, quer dizer uma má pagadora, caloteira também. Porque ela é responsável pelo pagamento da sua secretaria, tem autonomia financeira. E vem e diz o seguinte 'O escalonamento de pagamento vai ser repassado e tem as duas opções: Ou vocês aceitam ou quem não aceitar sai'. Quer dizer, isso é admissível? A gente ter um forasteiro destratando e humilhando os servidores do município de Esplanada, até quando?''. Detonou em outro trecho.

Gilson ainda afirmou que a reunião entre Secretária de Saúde, Conselho de Saúde e Ministério público tratou-se de uma intimação. ''Vocês foram intimados pelo ministério público para explicar o caos na saúde que está acontecendo no município de Esplanada.

Onde falta medicamentos, onde falta médico no posto de saúde, onde Raio X só gera em caso de acidente, grave! Agora como é que você vai dosar a complexidade do acidente pelo olho ou pela simpatia do médico. Essa é a saúde do município de Esplanada, e o pior, as pessoas não tem a quem recorrer. Porque o prefeito como eu disse não vive na cidade está despachando de outro lugar o 'Todo Poderoso', nas suas farras e a Secretária não atende ninguém. Pasmem senhores vereadores e assistência, falta AAS infantil na Farmácia Básica do município de Esplanada''. Finalizou.

O Vereador ainda relatou os atrasos nos pagamentos dos funcionários de SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que já dura 10 meses.

Recursos Financeiros

''Aí eu trago agora, senhoras e senhores uma tabela da Confederação Nacional dos Municípios, onde ela cita o valor do apoio financeiros aos municípios em 2017, a mais, um recurso para ajudar. Esplanda está aqui recebendo um aportico de 480 mil, então essa é a crise que se instala no município é esse o caos administrativo e eu digo a você que isso não procede'', relatando os pregões de contratações da Prefeitura que estão disponíveis no Portal de Transparência do município.

''Eu peço a atenção de você nos que eu digo aqui. 1° - Pregão Presencial 45/2017 Contratação de Empresa Especializada para prestação de serviços de Transporte com Condutor para atender a demanda de transporte escolar para Secretaria de Educação do Município de Esplanada e o valor global estimado de quatro milhões e aí eu digo a vocês pra gente ver o caos que a gente viu durante esse ano.
A empresa de transporte foi solicitada pela comissão de transição deles do atual governo que a empresa Garb continuasse na prestação de serviços do transporte Escolar, foi solicitado pela comissão do Prefeito Francisco da Cruz e assim foi feito! E aí de repente mudaram.
E eu vi aqui que ela tem uma feliz coincidência a Empresa MEP TRANSPORTES E CONSTRUÇÃO EIRELI – ME o escritório dela fica na rua Belo Horizonte n° 64, edifício Barra Master e que coincidentemente senhoras e senhores tem um escritório de contabilidade do Secretário de Transporte do município, é no mesmo prédio, olha que coisa boa? A gente tem que olhar o lado positivo das coisas. O Secretário, com certeza vai poder fiscalizar e acompanhar e saber se é uma empresa séria se é uma empresa idônea e se esse contrato não está um pouco alto e se a prestação de serviço é de qualidade.
E aí eu fazendo mais uma pesquisa sobre essa empresa eu vejo aqui um telefone de contato, em um contrato de quatro milhões de reais você é de admitir que é uma empresa estruturada aí eu ligo para um número perguntado e me atendeu um senhora perguntando: Você quer falar com quem?, Não é dessa empresa não!
Pesquisei mais ainda e a atividade dessa empresa, o serviço principal dela é o Serviço de Preparação de Terreno Cultivo e Colheita, tá aqui no cartão do CNPJ se não deu tempo de alterar deviam ficar mais atentos a esses detalhes, porque realmente nos deixa preocupados''. Relatou o legislador, informando que acompanhará os desenvolvimentos dos contratos.

Esplanada News - Sempre Informando!

Por: Eliel Ramos
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2017 © Todos os direitos reservados - 6 usuários online - Páginas visitadas hoje: 2112