Texto conta detalhes sobre o golpe civil - militar de 1964 e a cidade de Esplanada
Texto conta detalhes sobre o golpe civil - militar de 1964 e a cidade de Esplanada
Postado por em 14/03/14 - 19-50-20

No próximo dia 31 de março completará 50 anos do golpe civil – militar de 1964, acontecimento que dilacerou a vida política nacional e deu início a uma ditadura que durou 21 anos. Um crime covarde contra o processo democrático e contra o povo brasileiro. Após a deflagração do golpe, uma “operação limpeza” dilacerou o cenário político reprimindo duramente os sujeitos que estiveram sintonizados com as Reformas de Base propostas pelo governo do Presidente deposto JOÃO GOULART (PTB).
A cidade de Esplanada sofreu duramente com os efeitos desse golpe. No dia 8 de abril de 1964, dezenas de soldados invadiram a cidade e dilaceraram a política local. Como resultado, o prefeito eleito democraticamente nas eleições de 1962, ERIKSON ORLANDO DE CARVALHO LINS (PSP), conhecido como DR. NENO, ficou preso por mais de 30 dias em Salvador e teve o seu mandato político cassado. Ademais, o chefe do poder executivo de Esplanada respondeu a um Inquérito Policial Militar com a acusação de subversão comunista e de ter praticado atos contrários a Segurança Nacional.

No fim do processo, DR. NENO (na foto á direita) foi inocentado da acusação, porém os chefes da Ditadura não deixaram brecha para o seu retorno à prefeitura de Esplanada. No desenrolar dos fatos, a Câmara de Vereadores, por ordem do Comandante da VIª Região Militar, General Manoel Mendes Pereira, buscou eleger um novo prefeito para a Cidade, pois a prefeitura se encontrava dirigida pelo presidente da Câmara José Moreira de Souza (PSD?). Por meio de uma eleição indireta os vereadores escolheram Aurelito Maciel de Oliveira (UDN) para assumir o cargo.

No mesmo período, o Deputado Esplanadense ÊNIO MENDES DE CARVALHO (PSP) parente e chefe do grupo político do prefeito DR. NENO, também teve seu mandato cassado pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. No próximo dia 31 de março a Assembléia Baiana, promoverá uma retratação, devolvendo simbolicamente o mandato político dos deputados cassados pela Ditadura e, dentre eles, encontra-se o nome do Esplanadense ÊNIO MENDES. Esse justíssimo ato do Parlamento Baiano segue um movimento geral de outras instituições brasileiras que estão buscando amenizar, mesmo que simbolicamente, os erros cometidos no passado.

Diante desse fato, proponho e conclamo a sociedade Esplanadense, principalmente ao prefeito, aos vereadores e aos presidentes de partidos políticos, que a cidade, por meio de uma cerimônia oficial, também devolva simbolicamente o mandato político do ex-prefeito ERIKSON ORLANDO DE CARVALHO LINS, (DR. NENO), que atualmente reside em Salvador.

Não podemos esquecer nem silenciar essa história apresentada aqui de forma bem resumida, mas que vem sendo detidamente trabalhada e, em breve, será apresentada sob a forma de uma Dissertação de Mestrado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e sob a orientação da professora Dra. Elizete da Silva.

Enfim, Esplanada precisa corrigir esse erro histórico. Devolução Simbólica do mandato de Dr. Neno Já!

Por: Thiago Machado de Lima – Mestrando em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Foto retrata a antiga prefeitura de Esplanada no ano de 1957. A foto é do fotografo José Costa.


AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

PUBLICIDADE

CURTEM O Esplanada News
Publicidade






   INSTITUCIONAL

Portal
Esplanada e região


Acreditando na força da notícia
www.redenewsbahia.com.br
 PARCEIROS

 Imperial Pousada e Restaurante
 Bombonzão
 Games e Cia
 Distribuidora Doce Mel
 Radio Clin Esplanada
 Agrotec Produtos
 Esplanada Odonto
 System Lab