Domingo, 19 de Janeiro de 2020
Biometria
Juiz eleitoral faz alerta importante sobre recadastramento em Esplanada e cidades da região
Imagem: Reprodução / Arquivo
Publicado em 09/01/2020

O excelentíssimo juiz eleitoral José de Souza Brandão Neto, responsável pela comarca de Esplanada, Conde e Acajutiba, chamou atenção na tarde desta quinta-feira (09), para o período final do recadastramento biométrico.

Quem ainda não realizou o processo tem pouco mais de 1 mês para procurar o cartório eleitoral e ficar em dias com a justiça.
Em entrevista concedida a imprensa local, Brandão informou que alguns plantões especiais serão realizados nos próximos finais de semana, afim de ampliar as possibilidades do eleitor realizar o procedimento. "Na verdade eu fiz um comunicado no final do ano passado antes do recesso e estive com representantes políticos de Esplanada, Acajutiba e conde e combinamos que a partir de Janeiro as prefeituras começariam a realizar trabalhos que colaborassem com a vida dos eleitores para fazer a biometrização no cartório."

Brandão informou ainda que as prefeituras estariam disponibilizando ônibus para algumas comunidades, assim como o cronograma, onde os eleitores se utilizariam do transporte para se dirigir com facilidade aos pontos designados nas cidades.
Alertou também, sobre a documentação necessária para que o eleitor que vai realizar o recadastramento biométrico, esteja em mãos no momento do recadastramento. "Venham fazer a Biometria com os documentos, sendo eles com fotos e comprovante de residência para que possamos ter o máximo de eleitores recadastrados. Inclusive vamos fazer o atendimento nos sábados e domingos por recomendação do TRE, com o horário definido das 08 as 12, tanto em Esplanada, quanto nos postos de atendimento nas outras duas cidades."

Outro ponto importante explanado pelo juiz foi as consequências para quem não fizer o recadastramento, segundo Brandão as consequências podem ser graves para quem perder o prazo. "É importante fazer esse recadastramento biométrico, as consequências são graves para quem não fizer, ou tirar seu titulo de eleitor. Os eleitores que não comparecerem podem ter seus títulos cancelados, podem ter problemas com CPF, podendo ser até suspenso, e consequentemente benefícios como Bolsa família também, podem ter problemas. Existem outras consequências como não poder fazer concurso público, não poder tirar passaporte e o servidor público que é eleitor, pode ter seu salário suspenso, além de uma multa que corresponde a 10% do salário mínimo, se houver um procedimento investigativo."
Segundo dados do site Biomaps, mais de 05 mil eleitores esplanadenses, cerca de 04 mil eleitores condenses e 02 mil acajutibenses estão pendentes com a justiça eleitoral. "Faça seu recadastramento biométrico, por que é uma questão de cidadania. No que depender de mim, quem não aproveitar essa oportunidade e tiver o titulo cancelado, a gente vai proceder com aplicação de multa". Finalizou Brandão.

O prazo final para o recadastramento é em 18 de Fevereiro do ano corrente.

Mais de 90% dos eleitores baianos já informaram seus dados biométricos à Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), dos 10.514.883 eleitores do estado, 9.562.998 (90,95%) já estão biometrizados. Somente em 2019, foram realizadas 2.280.588 revisões. Apenas nos dois primeiros dias de atendimento de 2020, foram realizadas mais de 10 mil revisões. Os dados podem ser conferidos no Biomaps, aplicativo para monitoramento da biometria.

Por: Redação Esplanada News
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2020 © Todos os direitos reservados - Sistema de reprodução de conteúdos