Sábado, 20 de Abril de 2019
Infestações
Surto de escorpiões preocupa moradores em Esplanada; vigilância epidemiológica emite nota
Imagem: Reprodução/internet
Publicado em 09/03/2019

Uma onda de relatos tomou conta das redes sociais nos últimos 05 dias. Trata-se de um fato que está preocupando moradores da região do Mucambinho em Esplanada. De acordo com moradores, vários escorpiões estão sendo encontrados nas residências próximas aos loteamentos recém criados na localidade.

Alguns moradores conseguiram capturar os aracnídeos e ter como comprovar a infestação que vem preocupando a todos.

Muitos relatam também que já informaram a vigilância epidemiológica sobre o surto, entretanto o setor não teria tomado providências para solucionar o problema.
Entretanto, neste sábado, a coordenação da vigilância epidemiológica emitiu nas redes sociais uma nota falando sobre o assunto e orientando moradores caso encontre o aracnídeo.

Confira o que diz a nota oficial na íntegra:

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município de Esplanada esclarece que, diante dos recorrentes relatos de casos envolvendo o aparecimento de escorpiões em residências na região do Mucambinho (área em expansão residencial, o que pode ter ocasionado um desequilíbrio ecológico), tem orientado a população a tomar os cuidados necessários para evitar a entrada desses animais nas casas. Os agentes de combate a endemias (ACE) não podem utilizar nem recomendam o uso de nenhuma substância química ou outra medida equivalente para exterminar os escorpiões, haja vista sua importância no equilíbrio ecológico. O que a VIEP tem feito é monitorado a área e orientado a população sobre a importância de manter os quintais limpos (vide imagens) e, caso encontre, a forma correta de captura dos escorpiões, mantê-los em recipiente com tampa e entregar a um dos ACE ou na Sede da VIEP para serem encaminhados para a regional em Alagoinhas, onde é feita a identificação da espécie. Em caso de picada, sigam as orientações constantes nas imagens.
A Vigilância Epidemiológica está situada na Rua Virgílio Ribeiro de Araújo, n° 297, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 17h, não fecha durante o almoço.


Por: Redação Enews
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados - 1 usuários online - Páginas visitadas hoje: 0