Sábado, 25 de Maio de 2019
Baixio
Prefeitura de Esplanada realiza operação de combate a captura ilegal do Caranguejo-Uçá
Imagem: Ascom PME
Publicado em 27/01/2019

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com a Guarda Municipal, realizou na última sexta-feira (25/01) uma operação de combate à captura ilegal do Caranguejo-Uçá, na comunidade de Baixio.

A captura, comercialização e beneficiamento do crustáceo é proibida em período de Defeso ou “andada” como é, popularmente, conhecido, que são as épocas onde machos e fêmeas saem das tocas para acasalar e colocar ovos, ficando expostos e vulneráveis à captura.

Durante a operação, cerca de 900 animais que estavam em poder dos pescadores foram devolvidos a seu habitat natural. Os infratores, a princípio, foram advertidos e em caso de reincidência poderão sofrer sanções legais e administrativas.

A ação da SEMMADS tem como objetivo a preservação da fauna local que, segundo moradores da região, já apresenta uma considerável queda em sua quantidade. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, “o mais importante para o momento é conscientizar a população, para que eles próprios possam agir como entes fiscalizadores e possam proteger esse patrimônio natural que é de todos.”

É importante ressaltar que a captura do Caranguejo-uçá não se restringe apenas à época de defeso, mas, também, aos critérios de pesca legal que incluem parâmetros de tamanho e gênero do animal.

Por: Ascom PME
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados - 1 usuários online - Páginas visitadas hoje: 0