Sexta, 18 de Janeiro de 2019
Crime ambiental
SEMMADS lança campanha contra queimadas no município; Denuncie
Imagem: Reprodução
Publicado em 09/01/2019

No verão é comum o aumento de ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Para minimizar o impacto negativo dessa prática, o governo #poramoraesplanada, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem como proposta trabalhar uma campanha de conscientização e prevenção às queimadas, junto à população urbana e rural do município.

Com a Campanha, a prefeitura espera que os cidadãos abandonem o hábito de queima do lixo doméstico, entulhos e a utilização do fogo para limpeza de lotes baldios, procedimentos muito utilizados na área urbana e que podem causar danos ao meio ambiente e até às redes elétricas e telefônicas, podendo, em alguns casos, afetar as edificações próximas ao fogo.

As queimadas comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente as respiratórias. O estrago é ainda maior para as pessoas que vivem próximas a regiões afetadas por grande volume de fumaça, prejudicando, principalmente, a saúde dos idosos e das crianças.

Na zona rural, a prática sem controle, além de diminuir a fertilidade do solo, causa sérios prejuízos à fauna e flora reduzindo a cobertura vegetal, comprometendo, também, a qualidade da água, destruindo as matas ciliares, que são a proteção dos rios, riachos, córregos e ribeirões, contribuindo para a ocorrência de seca e a baixa umidade relativa do ar.

A queimada acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que, fora do seu habitat natural, podem causar acidentes aos seres humanos.

Outro motivo não menos importante, são os incêndios criminosos, aqueles causados nas margens de rodovias que se alastram rapidamente com os ventos fortes, causando acidentes aos motorista que tem a visão prejudicada pela fumaça decorrente do fogo.
Diga não às queimadas e denuncie quem provocá-las.

As denuncias devem ser feitas na Ouvidoria do Município presencialmente ou pelo telefone fixo: 3413-7501.

Esplanada News - Sempre Informando!

Por: Ascom PME/ Eliel Ramos
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados - 18 usuários online - Páginas visitadas hoje: 0