Segunda, 16 de Setembro de 2019
Esplanada: Alex Lima quer trocar presídio por escola em tempo integral
Política
em 14/12/2018
imagem: Equipe Alex Lima
fonte: Equipe Alex Lima
Esplanada: Alex Lima quer trocar presídio por escola em tempo integral

O deputado estadual Alex Lima (PSB) pediu ao governador Rui Costa (PT) a extinção do Presídio Ruy Penalva, em Esplanada, para a construção de uma escola em tempo integral.

“Com a chegada desta unidade prisional a população ficou apreensiva e a violência aumentou consideravelmente na cidade, sobretudo na localidade do Timbó, onde ela está localizada. Atualmente, o prédio está subutilizado e poderia ser transformado em uma escola em tempo integral com aulas, cursos profissionalizantes e oficinas de artes, o que seria um grande incentivo para os estudantes da cidade”, disse o deputado.

Ainda de acordo com Lima, construir mais escolas é um investimento que resultará na baixa vulnerabilidade dos jovens e em uma sociedade mais civilizada. “Sabemos que educação é o único meio de transformação e o inchaço do sistema carcerário brasileiro seria evitado com melhorias no ensino público de qualidade. Então, precisamos construir mais escolas e menos cadeia, pois uma sociedade bem educada repudia a violência”, defendeu.

PRESÍDIO – O prédio onde funcionava o presídio Advogado Ruy Penalva segue interditado desde novembro de 2013, quando uma rebelião de presos destruiu as instalações. A partir daí os detentos foram transferidos para unidades prisionais de Salvador, Feira de Santana e Serrinha.