Sexta, 18 de Janeiro de 2019
Chuva de dopamina para o povo brasileiro
Chuva de dopamina para o povo brasileiro
Valéria Villares

Sobre Valéria Villares
Psicóloga, musicista autodidata, praticante de Arte Marcial, orientadora social.

Em resumo, boa parte do povo brasileiro diz que possui pouco dinheiro, falta lazer, sobra trabalho e muita revolta, diante do click na foto do novo automóvel do deputado, que acusa enorme crise no país, ao mesmo tempo em que deixa escapar um sorriso de canto de boca. Popularmente, sarcástico.

Na verdade, para trazer uma nova perspectiva ao falar desses assuntos, que tal resumir as faltas citadas acima em uma palavra? Dopamina! Precisamos falar da atual conjuntura modificando nomenclaturas, pelo menos para que hajam significativas novidades e isso gere reflexões.

Pesquisas estão sendo realizadas constantemente à cerca do neurotransmissor supramencionado, de forma que já o anunciam como capaz de “contabilizar/calcular” o nível de bem estar que teremos, isso se referindo à determinadas situações comuns a todos nós.
Sendo assim, fazendo uma brincadeira provocativa e, ao mesmo tempo respeitando a ciência neuroquímica, me pego a pensar: Quão bom seria se nos períodos que precedem as eleições, nossa nação fosse presenteada com uma chuva de dopamina – é até engraçado imaginar, visando somente; ter meios suficientes para codificar a diferença entre o que naquele momento se está obtendo (cenário atual), e o que se esperava obter (pensando nas eleições passadas).

Quem dera fosse assim tão fácil de resolver, mas não deixa de ser uma necessidade atentar para, já que a dopamina está relacionada com a nossa capacidade de memorização.

Atrevo-me a chamá-la - de forma criativa, dopamina social, olha que luxo seria?! Um tanto fantasiosa, mas bem colocada, com mistura de leveza, risos e também euforia. Fechando o pensamento em poucas linhas, uma vontade necessária para tamanha insatisfação com grande parte da classe política brasileira!
Agarre com unhas e dentes a proposta reflexiva que acaba de ser direcionada e persista em buscar novas possibilidades, percebendo sempre, quais têm sido os resultados de nossas decisões ao longo de anos. É possível e sempre será!

Atualizado em 26 08 2017

Ari Dantas
Atualizado em 20 10 2017
Valéria Villares
Postado em 28 09 2017
Lula Ribeiro
Postado em 27 09 2017
Ari Dantas
Atualizado em 27 08 2017
Valéria Villares
Atualizado em 26 08 2017
Lula Ribeiro
Postado em 24 08 2017
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados - 17 usuários online - Páginas visitadas hoje: 0